sexta-feira, 4 de dezembro de 2009



A Química nas frutas


Nome IUPAC
Acido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico
Outros nomes
Citrato de hidrogênio.
Identificadores
Número CAS
77-92-9
SMILES
C(C(=O)O)C(CC(=O)O)(C(=O)O)O
Propriedades
Fórmula molecular
C6H8O7
Massa molar
192.123 g/mol

O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio, de nome oficial ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um ácido orgânico fraco, que se pode encontrar nos citrinos. É usado como conservante natural (antioxidante), sendo conhecido também como acidulante INS 330, dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas. Em bioquímica, é importante o seu papel como intermediário do ciclo do ácido cítrico, de forma que ocorre no metabolismo de quase todos os seres vivos. É ainda usado como produto de limpeza ecológico.

Características
O ácido cítrico é um
ácido orgânico tricarboxílico presente na maioria das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja. Sua formula química é C6H8O7
As propriedades físicas do ácido cítrico estão resumidas na tabela ao lado. A acidez do ácido cítrico é devida aos três grupos
carboxilas -COOH que podem perder um elétron em soluções. Como conseqüência forma-se um íon citrato. Os citratos são bons controladores de pH de soluções ácidas.
Os íons citratos formam sais denominados
citratos com muitos íons metálicos. O citrato de cálcio ou "sal amargo" é um importante citrato, que se utiliza geralmente na preservação e condimentação dos alimentos. Além disso, os citratos podem quelar íons metálicos, e utilizar como conservantes e suavizadores de água.
Na temperatura ambiente, o ácido cítrico é um pó
cristalino branco. Pode existir na forma anidra (sem água), ou como monohidrato que contém uma molécula de água para cada molécula de ácido cítrico. A forma anidra se cristaliza em água quente, enquanto a forma monohidratada do ácido cítrico se cristaliza em água fria. O monohidrato pode ser convertido na forma anidra aquecendo-se acima de 74 °C.
Quimicamente, o ácido cítrico compartilha as características de outros
ácidos carboxílicos. Quando aquecido acima de 175 °C, se decompõem produzindo dióxido de carbono e água.

Obtenção
O ácido cítrico é obtido na
indústria graças à fermentação da sacarose realizada por um microorganismo chamado Aspergillus niger. O processo de obtenção apresenta várias fases como a preparação do substrato de melaço, a fermentação aeróbica da sacarose pelo aspergillus, a separação do ácido cítrico do substrato por precipitação ao adicionar hidróxido de cálcio, ou cal apagada, para formar citrato de cálcio e, depois, é adicionado ácido sulfúrico para decompor o citrato de cálcio. A eliminação das impurezas é realizada com carvão ativado ou resinas de troca iônica, continuando com a cristalização do ácido cítrico, secagem ou desidratação, e o empacotamento do produto.
2 H3C6H5O7 + 3 Ca(OH)2 → Ca3(C6H5O7)2 + 6 H2O
Ca3(C6H5O7)2 + 3 H2SO4 → 2 H3C6H5O7 + 3 CaSO4

( A química esta presente em nossa alimentação e em nosso dia -a-dia)

2 comentários:

  1. Parabéns! Este é um assunto abundante em conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,pela abordagem e clareza com que se refere a Química do dia a dia, utilizo seus textos em sala de aula para gerar reflexões sobre estes conhecimentos. Desperta interesse e muitos questionamentos que enriquece nossos debates.

    ResponderExcluir